Dicas Pedagógicas

Olha que matéria interessante encontrei em:

Escola da rede usa blogs e fórum para deixar aulas mais interativas e interessantes

23/02/11 - Por Mônica Vitória


Sua escola tem um blog? Já pensou que essa ferramenta é uma das muitas que você pode encontrar pela internet para ajudar nos seus estudos? Blogs, fóruns, programas de mensagens instantâneas e até redes sociais como Orkut, Facebook e YouTube não servem apenas para os momentos de lazer e distração com os amigos. Essas ferramentas podem ajudar no processo de aprendizado e no compartilhamento de conhecimentos entre os alunos e a escola. Estudar pode se tornar mais produtivo, interessante e divertido quando exploramos essas alternativas.

Algumas escolas da rede estadual já apresentam ótimos exemplos de como integrar ensino e tecnologia, usando as possibilidades de interatividade que existem na web. No C.E. Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, os alunos dispõem de um fórum e um blog, além do blog “institucional” da escola. O projeto começou no início de 2010 e conta com a supervisão do professor de Língua Portuguesa Marcel Costa, que já possuía conhecimento na área de processamento de dados.

No blog criado pelos e para os alunos (http://eletivas2010.blogspot.com) são postados trabalhos feitos a partir dos eixos norteadores (temas sugeridos pela escola a cada bimestre), bem como um pouco do dia a dia dos estudantes. Cada turma tem seu espaço no blog, que é dividido por tags – palavras-chave que funcionam como etiquetas, para catalogar os assuntos. Lá, é possível assistir a vídeos e ver as fotos produzidas durante as pesquisas escolares e os eventos do colégio. O post – cada inserção de texto dentro do blog – é sempre escrito em conjunto, na sala de aula, e depois revisado pelo professor Marcel e publicado por monitores.

No início do ano passado, alguns alunos manifestaram interesse em ajudar Marcel com as publicações e alertando sobre tópicos com conteúdo impróprio no fórum. Foram selecionados sete, dos quais três se tornaram monitores até o final de 2010. Entre eles, estava Mayara Azevedo, de 16 anos. Atualmente no segundo ano do Ensino Médio, ela nunca havia utilizado um blog até então, mas se acostumou rápido com o trabalho na web. “Eu gostei muito de postar. E participava bastante do fórum também”, diz.

Segundo Mayara, os alunos adoraram a novidade em meio às aulas. “Todos se animaram e acharam super interessante, porque foge um pouco do cotidiano escolar. Os trabalhos e as aulas ficam menos monótonas, mais descontraídas”, conta. A aluna destaca, ainda, a importância do blog do colégio: “A página dá informações para quem é de dentro e quem é de fora da escola, chamando a atenção para o que a gente faz, como os projetos, os vídeos, os debates com especialistas etc. É um serviço para a comunidade”, acrescenta.


Conectados por um fórum

No fórum, utilizado pelos estudantes e pelos professores do C.E. Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, são publicadas propostas de tarefas que valem nota e que podem ser realizadas ali mesmo. “Há outros tópicos também, como o ‘Pergunte ao professor’, em que os alunos tiram dúvidas sobre a matéria. Pode-se compartilhar material, provas passadas do Enem, imagens... E tem até um bate-papo, para os alunos falarem o que quiserem entre si, o ‘Conversa de corredor’”, enumera a diretora-geral da escola, Ana Paula Rodrigues.